Perfect typography is certainly the most elusive of all arts. Sculpture in stone alone comes near it in obstinacy |
||||||
membros da comissão técnica e científica Notas biográficas Licenciada em Design de Comunicação (FBAUP) e mestre em Comunicação Estética (EUAC), é actualmente bolseira de investigação PROTEC/FCT. Encontra-se a desenvolver uma tese de doutoramento em Ciências da Informação e Comunicação e Design de Comunicação (Editorial), com um projecto que explora o design do livro técnico num contexto editorial híbrido – do impresso ao eletrónico. É docente no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Escola Superior de Tecnologia, desde 2007. Aí é responsável pelas Unidades Curriculares de Projecto de Design Gráfico e Design Editorial. Leccionou a U.C. de Design Gráfico II na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, como Assistente Convidada, em 2009/2010. Desde 2003 colaborou com diferentes gabinetes de design.
§
(Porto, 1963) Designer e professor-investigador universitário. Licenciado em Design
de Comunicação pela Escola Superior de Belas-Artes do Porto (1989).
§
Daniel Raposo www.danielraposo.com Daniel Raposo é designer de comunicação, docente de ensino superior e desenvolve trabalho com enfoque especial na área da Identidade Visual Corporativa. Dedica-se ao estudo do design desde 1993, é técnico de design nível III pela Escola Secundária Nuno Álvares de Castelo Branco; licenciado em Design de Comunicação e Técnicas Gráficas, Variante Design Gráfico e Publicidade (ESTGP); mestre em Design, Materiais e Gestão de Produto pela Universidade de Aveiro, onde defendeu a dissertação intitulada "Gestão de Identidade Corporativa: do signo ao código". Reside na cidade de Castelo Branco onde é docente na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, de 2006 a 2010 foi coordenador do curso de Design de Comunicação e Produção Audiovisual e actualmente é coordenador do Mestrado em Design Gráfico da ESART-IPCB em associação com a FAUTL. Foi responsável pelo projecto "Ritmos de Weimar", desenvolvido entre a ESART e a Bauhaus-Universität Weimar. Membro fundador e por dois mandatos ocupou o cargo de secretário de Direcção da Associação Nacional de Designers, sendo actualmente o Presidente da Assembleia Geral. Representa Portugal na Red DirCom Euroamericana e no DIB – Diseño Iberoamericano. É director editorial da "Convergências – Revista de investigação e ensino das artes" (http://convergencias.esart.ipcb.pt), membro do conselho científico da revista euromediterrânica I+Diseño editada em Málaga (Espanha), da revista Brasileira "Educação Gráfica" editada pela UNESP e da Revista Waliki Design, editada pelo Instituto Atenea da Bolívia. Membro do conselho Científico Internacional da Colecção Editorial de Franco Angeli "Culture del design", pelo Dipartimento IDEAS, Industrial Design, Ambiente, Storia da Seconda Università degli Studi di Napoli – Itália. Autor de diversos artigos científicos e de opinião, e co-autor do livro "Ver, oír y sentir letras", publicado em Bilbao, Espanha, de "Design de Identidade e Imagem Corporativa" das Edições IPCB, e co-autor com Joan Costa, do livro "A rebelião dos signos. A alma da letra" publicado em 2008 na Argentina pela Editorial La Crujía e no ano de 2010 em Portugal pela Dinalivro Edições. É doutorando em Design na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, onde é membro do CIAUD – Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design, dedicado ao estudo sobre a "Letra como signo de identidade Visual Corporativa".
§
Helena Barbosa é assistente no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, Portugal. Actualmente, ensina as disciplinas de Design Editorial, Teorias e História do Design, História do Português de Design, Reprografia e Desenho. O seu interesse particular incide na História do Português de Design, no cartaz e na cultura material portuguesa. É responsável pelo conteúdo de um museu virtual on-line cartaz (30.000 espécimes), projecto que está ser desenvolvido na Universidade de Aveiro. É membro do ID + Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura e membro do conselho editorial da revista científica "The Poster" publicada pela Intellect.
§
Foi bolseira Erasmus na University of Salford, Salford, U.K, onde desenvolveu vários projetos, salientando-se produto de Design Editorial/ilustração para o ilustrador inglês Russel Mills, com orientação do próprio – entre 1998 e 1999. Licenciou-se em Design de Comunicação pela FBAUP em 1999, ano em que obteve o prémio Eng.º António de Almeida, atribuído à nota mais elevada de licenciatura. É Mestre em Tecnologia Multimédia pela FEUP, tendo defendido em 2005 dissertação intitulada: “A mediação tecnológica na revelação da Identidade humana”, no âmbito do Design de Comunicação. Actualmente é doutoranda na FAUTL com investigação na área da expressividade emocional em Design Multimédia, financiada pela FCT. É membro do Centro de Investigação CIAUD (avaliado como Excelente) e das associações: “Humaine – emotion-research.net”, “The Design and Emotion Society”, ACM com especial enfoque para “SIGDOC – Special Interest group on Design of Communication”.
§
Joana Quental é designer, ilustradora e docente na Universidade de Aveiro (Portugal). É licenciada em Design de Comunicação e mestre em Arte Multimédia. Concluiu em 2009 o doutoramento com a tese "A Ilustração enquanto processo e pensamento. Autoria e interpretação". Em 1997 recebeu a Menção Honrosa no Concurso Nacional de Ilustração Infantil promovido pelo IPLB e IBBY. Desenvolve com regularidade trabalhos como ilustradora, tendo como principal interesse de investigação o recurso à ilustração em design como meio privilegiado de comunicação com as crianças.
§
(Coimbra, 1971) Licenciada em Arte e Design pela Escola Universitária das Artes de Coimbra e mestre em Arte Multimédia pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
§
Paulo T. Silva licenciou-se em Design de Comunicação pela Escola Superior de Design – IADE. É professor auxiliar equiparado na mesma instituição, no Mestrado em Design e Cultura Visual (Estudos de Tipografia e Videoarte) e formador no Restart, no Curso de Design Gráfico e New Media, nível 1 (módulo de Tipografia e Design Editorial). Colabora com a Agência IADE. Desenvolve projetos independentes enquanto designer e artista. É doutorando em Arte e Design na FBAUP onde integra o I2ADS, Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade.
§
Designer de Comunicação (FBAUP), foi aluno Erasmus na Norwich School of Art and Design. Mestre em Design, Materiais e Gestão de Produto pelo Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro na área da Identidade e Marca, é presentemente bolseiro da FCT e aluno de doutoramento em Londres, no Central Saint Martins College of Art and Design. No âmbito do doutoramento, é Associate Lecturer no curso de design gráfico do Central Saint Martins College of Art and Design. Os pricipais interesses centram-se na prática, ensino e investigação na área da identidade visual. Colaborou com o designer Carlos Aguiar em projetos de design gráfico no âmbito do eD – escritório de Design, Cifial, e do Centro Português de Design. Colaborou também com os designers Anselmo Canha e Alexandra Dias da Sino Design, para quem desenhou a actual marca do Metro do Porto. Entre outros, colaborou ainda com Sete Pés, Viarco/Uma Casa Portuguesa, Mulher Avestruz, Phonica Records e Central Saint Martins Research. É docente no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro desde 2001. Foi responsável pela disciplina de Design Estratégico entre 2005 e 2007, na qual coordenou projetos e exposições em torno do imaginário de marcas Portugueses que se converteram em ícones culturais. Leccionou ainda as disciplinas de Projecto de Design em Empresas e História do Design Português. Tem apresentado e publicado trabalhos que abordam o cruzamento entre design de comunicação e a curadoria, em encontros científicos, exposições e publicações em Portugal, Itália, Reino Unido, Finlândia, EUA e Austrália. Nesses trabalhos explora modelos para a (des)construção de identidade visual e análise de estratégias de imagem, centrados na revalorização de património gráfico culturalmente específico.
§
Ricardo Santos nasceu em Lisboa (1976), trabalha como designer de tipos de letra e gráfico desde de 1997. Estudou na escola António Arroio, licenciou-se no IADE (Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing) em Lisboa e fez o Master de Tipografia Avanzada EINA (Barcelona) na área da tipografia para o design de informação e sinalética. Desde de 1997 que fundou a sua fundidora digital e páging de internet (Vanarchiv.com) onde apresenta o seu trabalho relacionado com o design de tipos de letra. Desde de 2008 que é docente da unidade curricular de tipografia na ESAD.CR (Caldas da Rainha). Leccioa também caligrafia e tipografia no Ar.co–Centro de Artes e Comunicação Visual (Lisboa), tendo também realizado workshops de tipografia digital no IADE–Instituto Superior de Artes Visuais (Lisboa), ESAD.CR (Caldas da Rainha) e na Universidade de Aveiro. Desde de 2007 que têm sido convidado para sessões de apresentação na área de tipografia, em diferentes escolas e instituições de ensino (Seminários/António Arroio (Lisboa), Artec (Tomar), ESAD (Matosinhos), IADE(Lisboa). Em 2010 criou o colectivo e fundidora digital internacional, Tiponautas, em conjunto com Luis Alonso (Barcelona) e Charlie Zinno (Argentina). Actualmente está a realizar o Doutoramento na Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa.
§
Rúben Dias www.itemzero.com Fundador do atelier Item Zero, onde desenvolve design de comunicação com um marcado cunho tipográfico e desenha tipos de letra em formato digital para instituições como: Fundação Colecção Berardo, Brandia, Delegação do Ministério da Cultura do Algarve, Clube Português de Artes e Ideias, ESAD CR—Escola Superior de Arte e Design, Fundação EDP, Ar.co–Centro de Arte e Comunicação Visual, Centro Cultural de Belém, Ordem dos Arquitectos, Arquitecto Gonçalo Byrne, Aires Mateus & Associados. Desenvolve uma tipografia de caracteres móveis, de madeira e chumbo, para uma aprendizagem e exploração, da arte tipográfica artesanal. Lecciona actualmente tipografia e design de tipos de letra na ESAD CR—Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha, Instituto Politécnico de Leiria. Leccionou design e tipografia no Ar.co–Centro de Artes e Comunicação Visual, e workshops de desenho de tipos de letra no IADE–Instituto Superior de Artes Visuais e na Universidade de Aveiro. Actualmente está em Doutoramento na Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa. Realizou Pós-Graduação na Bauhaus Dessau Foundation, Alemanha; e Licenciatura em Design Visual, pelo IADE–Instituto Superior de Artes Visuais, Design e Marketing, Lisboa. É membro da ATypI—Association Typographique Internationale.
§
Rui Costa, designer e docente na Universidade de Aveiro.
§
Susana Durão é Investigadora Auxiliar do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. É doutora em Antropologia das Sociedades Complexas pelo ISCTE/IUL desde 2006. Foi bolseira de pós-doutoramento no Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro no Brasil. Durante anos dedicou-se ao estudo das tipografias tradicionais e dos tipógrafos portugueses, tendo realizado uma tese de mestrado que esteve na base do livro Oficinas e Tipógrafos. Cultura e Quotidianos de Trabalho, Publicações Dom Quixote, Lisboa (2003). Escreveu vários artigos científicos sobre o tema. Susana Durão coordena e participa numa série de projetos de investigação científica sobre diversos temas sociais e culturais contemporâneos. Destaca-se ainda a sua responsabilidade pela colecta e primeira inventariação de uma colecção de tipografia doada por um proprietário ao Museu Nacional de Etnologia português, onde se encontra conservada.
§
Vítor Quelhas nasceu no Porto, em 1979. Licenciado em Design de Comunicação / Artes Gráficas, em 2002, e Mestre em Arte Multimédia, em 2006, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Doutorando em Design na Universidade de Aveiro. Em 2001/02, foi bolseiro ERASMUS na Willem de Kooning Academie, Roterdão, Holanda. Leccionou na Pós-graduação em Tipografia Digital na Escola Superior de Arte e Design de Matosinhos. Actualmente é professor convidado de Design de Comunicação no Instituto Politécnico do Porto e membro colaborador do ID+, Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura. Entre outras distinções foi reconhecido com o Certificado de Excelência Tipográfica, atribuído pelo Type Directors Club de Nova Iorque. É o autor do projecto dynTypo onde explora as relações entre Tipografia e Multimédia. Tem vindo a divulgar o seu trabalho em diversas conferências (ATypI 2006; DGHTypo 2007; PLUS 2007; OFFF 2008; TypeCon 2009; ESAD 2009; 2nd International Forum of Design as a Process 2010; ESAD 2011; EAD 2011) e publicações internacionais. É membro da ATypI—Association Typographique Internationale, do TDC - Type Directors Club e do SoTA - The Society of Typographic Aficionados.
|
||||||
|